quarta-feira, 24 de março de 2010

Meu lugar, minha terra


Moro aqui no Rio Negro desde que nasci, não num só lugar, mas juntamente com minha família, me mudei de lugares diversas vezes até me estabelecer em Barcelos. E deste estado do Amazonas, considerado o pulmão do mundo por ainda ter a maior parte da floreta em pé,  somente uma vez saí dele.
Nunca fui muito de apreciar a beleza da natureza, mas depois de várias andanças pelas comunidades, explorando o meio natural verde e humano que nela está, passei a admirar minha mãe terra, que as vezes é um tanto maltratada.
Então constatei que existem certas coisas que ignoramos, pois não nos tocam ou não causam efeito nenhum em nós. Não nos tocam enquanto seus efeitos não nos chegam ou não nos deixamos se influenciar por elas, pode ser por egoísmo ou outra coisa... Mas é bom estar de olho em tudo que acontece para mais tarde não nos perdermos do resto do mundo.
Depois de inúmeras viagens e andanças pelo rio e suas comunidades, conheci pessoas que imaginava viverem muito tranqüilamente, mas claro não era bem assim, a população rio negrina ainda apresenta traços históricos em suas atividades de subsistência.
Contudo, nada impede que o o homem rio negrino deixe de lado, como não podia ser diferente do resto do país, o tutebol, talvez seja essa forte influencia da natureza verde e sua energia pura que faz a vida seguir de forma dinâmica.

"A natureza sempre nos proporciona uma visão da paisagem exuberante."

Um comentário:

TRYGON disse...

Muito bom esse seu blog. Parabéns. Sou de Barcelos, mas agora vivo no exterior. Em uma ilha no sul do oceano pacífico. Um grande abraço a todo povo da minha terra.